Roteadores: Os 4 Melhores modelos para comprar em 2021

melhores roteadores

Melhores Roteadores de 2021

Roteadores Wi-Fi modernos se transformaram em verdadeiros computadores e contam com um rico conjunto de funções úteis.

Nem todo mundo sabe como escolher o “modem” ou roteador certo para sua casa, ou escritório. Existem muitos detalhes neste assunto, e é importante saber quais parâmetros são essenciais nessa escolha.

Por exemplo, se você tem um apartamento pequeno, não vale a pena comprar um roteador com sinal muito potente, pois esses geralmente são mais caros e destinados a empresas.

Como escolher um bom Roteador?

voltar ao menu ↑

Tipos de conexão

Ethernet: É a opção de conexão mais comum. Um conector de rede do tipo “RJ-45 padrão” é usado para conectar o equipamento a internet. No momento, quase todos os modelos de roteadores possuem esse tipo de conexão.

Wan: É a escolha para locais que necessitam de uma rede de longa distância, o que favorece a cobertura de uma área maior. Geralmente, é a opção usada em escritórios e empresas grandes.

ADSL: Roteadores desse tipo têm uma largura de banda baixa e são geralmente destinados para instalação em locais remotos onde não é possível colocar um cabo óptico.

3G e 4G: Esses roteadores não requerem uma conexão com fio e funcionam em uma rede celular. Para que esse “modem” funcione, você só precisa de uma porta USB e de pequenas configurações para distribuir a Internet em outros dispositivos.

Universal: Esses roteadores suportam vários métodos de conexão.

voltar ao menu ↑

Frequência da rede

As mais comuns são 2,4 GHz e 5 GHz. Os modelos de entrada suportam apenas 2,4 GHz. Geralmente, eles fazem um excelente trabalho de conexão de dispositivos domésticos via cabo e Wi-Fi.

No entanto, alguns aparelhos não suportam um número alto de conexões. Então temos os modelos de 5 GHz. Suportando dispositivos e velocidades mais rápidas.

Entre as desvantagens estão o pequeno alcance e a baixa potência do sinal, o que não permite a transmissão de dados através de paredes de concreto sem perdas significativas.

voltar ao menu ↑

Velocidade de transferência

Modelos mais baratos transmitem um sinal por uma rede Wi-Fi a uma velocidade de 50 a 150 Mbps. Em princípio, isso é suficiente para um usuário comum, e o provedor de internet muitas vezes não conseguirá oferecer mais velocidade.

Se você precisa de mais velocidade a melhor opção no momento são os modelos que conseguem distribuir a rede em velocidades de até 300 Mbps. Geralmente oferecem suporte para Wi-Fi 802.11n.

voltar ao menu ↑

Área de cobertura

O alcance depende diretamente da potência do roteador, do local onde ele vai estar instalado, se ele funciona bem através de paredes, se o sinal não irá interferir com uma rede Wi-Fi vizinha.

voltar ao menu ↑

Roteador para Trabalho vs Doméstico

Para um apartamento pequeno, você pode escolher um modelo barato com um sinal de 5 dBi (em média). Isso permitirá que você tenha uma rede estável em todo o apartamento, mesmo se houver paredes de concreto.

Para uma empresa ou escritório em que vários dispositivos irão se conectar na rede, é melhor adquirir um modelo mais caro com várias antenas externas e frequência de 5GHz.

voltar ao menu ↑

Quantas antenas e sinal (MBs)

As antenas podem ser internas, externas ou removíveis. A presença de uma antena externa garante mais alcance e um melhor sinal. Para roteadores de casa o ideal é ter pelo menos duas antenas e com uma velocidade máxima de 150 Mbps.

Para modelos empresariais hoje já existem aparelhos com três antenas, com função de ampliar o sinal e múltiplas portas de conexão. Os dispositivos para esses locais devem ter pelo menos 300 Mbps.

voltar ao menu ↑

Melhores marcas de Roteador

Os modelos mais confiáveis​​ serão das marcas Intelbras, D-Link e TP-Link. Os roteadores desses fabricantes são conhecidos por sua estabilidade em operação, não exigem configurações especiais, têm um serviço de garantia e são geralmente fornecidos com atualizações de firmware.

voltar ao menu ↑

Qual roteador comprar?

Agora que você já sabe como escolher o produto ideal e quais são as melhores marcas. Para facilitar sua escolha, separamos os melhores modelos de roteadores dessas fabricantes.

voltar ao menu ↑

Melhor roteador custo-benefício: Roteador Wireless N 150Mbps TL

Melhor roteador custo-benefício

Roteador TL-WR740N

  • Frequência do Wi-Fi: 2.4 GHz
  • Conexão: WAN (RJ-45)
  • Velocidade máxima: 150 Mbps
  • Suporte Wireless: Wi-Fi 802.11/b/a/g/n

Talvez seja o roteador Wi-Fi mais popular do mundo. Se você deseja um roteador de alta qualidade, que você possa configurar rapidamente e, em simultâneo, economizar dinheiro então esse é aparelho.

Ele oferece 4 portas do tipo “LAN”, botão “QSS” que estabelece rapidamente  uma conexão WPA2 segura e permite uma instalação quase que instantânea.

Fornece todo o esquema de segurança que você precisa através de protocolos de Firewall DoS, Firewall SPI, endereço IP, filtro/Mac e filtro de endereços.

Ver  Preço

 

voltar ao menu ↑

Mais vendido: Roteador Wireless Dual Band

Roteador mais vendido Wireless Dual Band

TP-Link AC 1350Archer C60

  • Frequência do Wi-Fi: 2 GHz e 5 GHz
  • Conexão: Universal
  • Velocidade máxima: 100 Mbps
  • Suporte Wireless: Wi-Fi 802.11/b/a/g

Este modelo é perfeitamente compatível com casas ou apartamentos de três ou mais quartos. Este é um dos modelos mais populares sendo atualizado várias vezes pela TP-Link. Padrão de conexão Fast Ethernet, oferecendo mais velocidade, potência e capacidade de Wi-Fi para todos os seus aparelhos.

O modelo é dual band, ou seja, opera em duas frequências, na de 2GHZ alcança até 450Mbps de velocidade, ideal para atividades diárias como ouvir músicas ou assistir aulas. Na frequência de 5GHZ, pode alcançar até 867Mbps, perfeita para filmes e jogos “online”.

Ver  Preço

 

voltar ao menu ↑

Melhor roteador para escritório: ARCHER AX73

Melhor roteador para escritório ARCHER AX73

Roteador WI-FI 6 GIGABIT AX5400

  • Frequência do Wi-Fi: 2 GHz e 5 GHz
  • Conexão: Universal
  • Velocidade máxima: 5400 Mbps
  • Suporte Wireless: 802.11n, 802.11b, 802.11ax, 802.11a, 802.11ac

Se você deseja comprar um roteador Wi-Fi sofisticado, funcional e podendo ser controlado por um “smartphone”, esse modelo é exatamente o que você precisa. Compre este roteador e esqueça a necessidade de substituí-lo nos próximos anos.

Tem até 6 antenas, como resultado, você obtém uma rede Wi-Fi com velocidades impressionantes. É possível assistir transmissões ou vídeos em qualidade 8k sem latência, ou lentidão.

Equipado com a sexta geração da tecnologia “Wi-Fi”, que fornece um maior número de aparelhos conectados em simultâneo, sem perder velocidade.

Ver  Preço

 

voltar ao menu ↑

Melhor cobertura: TP-Link Deco M4

Roteador com melhor cobertura Mesh AC1200

Roteador Wi-Fi Mesh AC1200

  • Frequência do Wi-Fi: Dual band
  • Conexão: Universal
  • Velocidade máxima: 300 Mbps
  • Suporte Wireless: 802.11n, 802.11b, 802.11g

Caso sua casa tenha problema de cobertura, sinal fraco ou tenha muitos andares e paredes o “Mesh”, resolve esse problema. Com uma tecnologia de unidades, ele se divide em dois oferecendo uma rede com mais velocidade e fluidez.

Às duas unidades trabalham em conjunto para formar uma rede única, e conforme o usuário anda pela casa, ele realiza a troca de sinal automaticamente para o dispositivo com o melhor sinal.

Oferece uma cobertura de até 260 metros quadrados, e caso isso não seja o suficiente você pode comprar mais 2 dispositivos e ampliar sua rede. Oferece controle paterno para bloquear sites inapropriados para menores de idade e limitar o tempo individualmente de cada site.

Ver  Preço

 

voltar ao menu ↑

Conclusão

É importante ressaltar que a velocidade do roteador depende também principalmente da operada de “internet”, quanto melhor a conexão que chega no aparelho, melhor vai ser o sinal distribuído na sua casa.

O número de dispositivos conectados ao mesmo tempo, também é um fator relevante e por fim o consumo de cada usuário, geralmente assistir vídeos no “YouTube” consome mais banda do que ler noticias em um site de esportes, por exemplo.

Por fim, estude cuidadosamente as especificações técnicas de cada aparelho e leia as avaliações dos clientes nas lojas “online”.

PromoSim
Logo