Lavadoras de Roupas: Melhores Modelos, Tipos e Marcas

melhores lavadoras de roupas

melhores lavadoras de roupas

Comprar uma máquina de lavar pode ser uma tarefa muito complicada, entre todos os modelos que existem atualmente no mercado. A tecnologia avançou muito, por isso você pode ficar um pouco perdido. É por isso que elaboramos este artigo para te ajudar a comprar uma máquina de lavar perfeita, eficiente e barata.

As máquinas de lavar estão no grupo de eletrodomésticos que mais evoluiu nos últimos anos: agora têm muito mais funções e possibilidades do que antes. Estar atento às necessidades de cada um para escolher a lavadora que mais se adéqua ao nosso gasto ou categoria de roupa é imprescindível por isso fique atento a essas dicas para não se perder na infinidade de opções.

Categorias e Tipos de Lavadoras de Roupas

voltar ao menu ↑

Automática

Uma máquina de lavar totalmente automática possui operações totalmente automatizadas que dificilmente precisam da sua presença. Existem muitas funções automatizadas. Alguns exemplos dessas características são a pré-lavagem, a tecnologia antialérgica e de eliminação de germes, configurações especiais de lavagem para várias categorias de tecidos.

Seu diferencial é permitir uma lavagem completa, desde encher a máquina com água até centrifugar as roupas. Sua operação é facilitada e oferece uma melhor qualidade de limpeza e lavagem, fazendo a dosagem ideal de sabão em pó e amaciante.

voltar ao menu ↑

Semiautomática

Uma máquina de lavar semiautomática requer a intervenção manual do usuário. Antes de iniciar a lavagem, você deve configurar o ciclo no painel da máquina e verificar o estado da lavagem com frequência.

Geralmente são mais econômicas no uso de água e energia, porém são recomendadas para quem pode acompanhar todo o processo de lavagem.

voltar ao menu ↑

Tanquinho

Muito parecido com as máquinas semiautomáticas, é a opção mais barata e a que mais necessita de interação com o usuário. É necessário realizar o enchimento da água, dosagem de sabão e amaciante, seleção do nível de água e encerrar o enchimento de forma manual.

Se você tem o tempo necessário para acompanhar todo o processo e não quer gastar muito, talvez essa seja uma ótima opção.

voltar ao menu ↑

Lava e seca

Como o próprio nome já diz, pode ser utilizada para lavar e secar as roupas, ideal para famílias que não tem um espaço tão grande para estender as peças ou então o clima na região não é favorável.

voltar ao menu ↑

Tipo Abertura das Máquinas de Lavar Roupas

Na maioria das vezes, as máquinas apresentam duas categorias de abertura para colocação das roupas: “Front Load”, que significa carregamento na parte da frente, ou “Top Load” onde essa abertura para a colocação da roupa fica em cima da máquina. Mas quais são as diferenças?

voltar ao menu ↑

Abertura frontal (Front Load)

maquina de lavar com Abertura frontal

Lavadora de Roupas Samsung – Abertura frontal

Geralmente as máquinas de lavar encontradas nas residências são de carregamento frontal, sendo mais eficientes. Esses modelos tendem a ter programas de lavagem mais avançados e de maior capacidade, e usam menos água.

Além disso, giram melhor e em algumas é possível colocar uma secadora por cima, economizando muito espaço.

Por outro lado, costumam ser mais caras, embora utilizem menos água, o que a longo prazo, representa uma economia significativa.

voltar ao menu ↑

Abertura na parte de cima (Top Load)

Máquina de Lavar com Abertura superior - Top Load

Máquina de Lavar 17Kg Electrolux – Abertura superior

A principal vantagem delas é que são mais baratas. Mais compactas, o que é uma vantagem principalmente em apartamentos pequenos e, além disso, sua capacidade de lavagem é menor.

Uma das características mais atraentes dessas máquinas é que elas permitem que você adicione roupas durante o ciclo de lavagem. Porém, seu consumo é maior.

voltar ao menu ↑

Como escolher o modelo certo?

voltar ao menu ↑

Capacidade

As necessidades de cada pessoa e família devem ser consideradas.

A máquina de uma casa onde se lava roupa diariamente, não é igual à outra onde ela é usada três ou quatro vezes por semana.

Utilizamos como regra geral o seguinte dimensionamento:

Uma casa com até 3 pessoas, onde a lava-roupas é utilizada menos de 4 vezes por semana. Um modelo de 8 a 9 kg é o suficiente.

Residências com 3 ou 4 pessoas, e sendo realizadas 4 ou 5 lavagens por semana. Uma máquina de 11 a 13 kg deve dar conta do recado.

Já em uma família de 5 ou mais pessoas e que precisam utilizar o aparelho diariamente. É necessário um equipamento maior, entre 15 até 16 kg.

Não é recomendável ter uma máquina de lavar com maior capacidade de carga do que o necessário, pois vai implicar em um maior investimento e consumo de água e luz.

voltar ao menu ↑

Programas de lavagem

A melhor máquina de lavar é aquela que tem os melhores programas, que se adéquam as suas necessidades, oferecendo uma maior variedade na hora de lavar a roupa.

Alguns modelos oferecem mais de 7 funções e até programas especiais para lavagem de camisas, modo antialérgico, roupas de bebê, lavagem rápida de 15 minutos ou roupas escuras.

voltar ao menu ↑

Nível de ruído

Você deve escolher uma máquina de lavar que faça o mínimo de barulho possível. O ruído é medido em decibéis (dB) e marcas modernas como a Brastemp e Samsung, integraram sistemas de contenção de ruído onde os painéis laterais são projetados de forma a reduzir a vibração, portanto, o barulho.

voltar ao menu ↑

Painel

A maioria das máquinas de lavar já incorpora controles eletrônicos e telas de LCD para tornar as coisas mais fáceis para você. Os painéis eletrônicos costumam ser os mais atraentes, os mais modernos são táteis e permitem criar programas customizados ou verificar, por exemplo, o controle de temperatura.

No entanto, os comandos manuais tradicionais são bastante fáceis de utilizar e, mais baratos.

voltar ao menu ↑

Melhores modelos e marcas de Lavadoras de Roupas

Para escolher uma máquina de lavar perfeita, você tem que primeiro pensar nas necessidades que temos em casa, principalmente no nível de capacidade, para não acabar comprando um eletrodoméstico muito mais potente do que o necessário ou até mesmo barulhento.

Sabemos como essa pesquisa pode ser exaustiva, por isso, fizemos esse trabalho por você e separamos os modelos conforme o tamanho que sua família precisa.

voltar ao menu ↑

16 Kg: Máquina de Lavar Automática Consul

Maquina de lavar consul 16kg

Máquina de Lavar Consul Ciclo Edredom e Display Eletrônico – Whirlpool

Modelo automático, com sistema de dosagem fácil, oferecendo uma economia de 70% nos produtos de lavagem. Econômica, conta com a opção de reaproveitar a água usada. Existem 16 ciclos de lavagem.

Esse é o modelo com mais capacidade da nossa lista, pode lavar desde roupas do dia a dia até edredom e roupas de cama. Se você procura praticidade essa máquina atende suas necessidades, a única coisa que você precisa fazer é colocar a roupa, o sabão e amaciante, o resto ela faz sozinha. Ótima escolha para famílias grandes que não tem tempo.

voltar ao menu ↑

12 Kg: Máquina de Lavar Brastemp

Maquina de lavar Brastemp de 12kg

Máquina de Lavar Brastemp 12Kg branca 110V

Design elegante e moderno. Conta 12 programas de lavagem. Ótimo custo-benefício, com todas as funções básicas que sua família precisa, ciclo tira manchas avançado, ciclo antialérgico e função que evita que as bolas de algodão grudem nas roupas.

Além disso, é muito silenciosa, seu enchimento é rápido e realiza etapas adicionais de lavagem, que remove resíduos de sabão de uma maneira mais eficiente.

voltar ao menu ↑

9 Kg: Máquina de Lavar Consul

Máquina de Lavar Consul 9kg

Máquina de Lavar Consul 9kg Dosagem Extra Econômica

Esse modelo também têm o sistema de dosagem fácil, gerando economia nos produtos de limpeza. 15 programas de lavagem. Feita para famílias menores, que pretendem utilizar o equipamento poucas vezes na semana, ela é econômica e oferece praticidade no dia a dia.

Funções de roupa, suja, pouco e muito suja. “Dual Dispenser”, que vai diluir o sabão em pó e amaciante, evitando manchas nas peças.

voltar ao menu ↑

7 Kg: Tanquinho 7kg Suggar

melhor Tanquinho 7kg Suggar

Tanquinho 7kg Suggar Turbilhão Max

Potência de 400W, é uma escolha econômica para solteiros ou casais que querem gastar pouco. Função de reaproveitamento de água. Você pode escolher entre 10 programas de lavagem e possui desligamento automático.

Modo super pesado para tecidos como moletons, médio e leve para roupas mais finas. Filtro cata fiapo e por ser tanquinho gera uma economia maior de energia e água.

voltar ao menu ↑

Conclusão

Uma lavadora automática é sua escolha se você deseja sair e deixar a roupa lavando, oferece uma lavagem mais limpa e segura além de economia de tempo.

Uma máquina de lavar semiautomática pode ser uma boa escolha se você estiver procurando uma máquina de lavar barata e tem disponibilidade de ficar acompanhando o processo com mais atenção.

Você tem máquinas que se adaptam para todas as suas necessidades e gostos. O número de membros da família é um fator crucial a se considerar antes de comprar uma máquina de lavar.

Com mais membros, a quantidade de roupas aumenta. Portanto, você precisa selecionar cuidadosamente o produto adequado com base em suas necessidades.

PromoSim
Logo