Melhores Fogões: Marcas, Tipos e Modelos

melhores fogões das melhores marcas, tipos e comparações

Melhores Fogões

Talvez um dos itens mais essenciais na cozinha, ele permite preparar refeições, aquecer alimentos e bebidas, deixando tudo mais prático e fácil.

Com tantas opções para escolher, pode ser difícil decidir qual é o mais adequado para sua casa. Alguns critérios a serem considerados na hora desse equipamento é estética, frequência de uso e orçamento.

Por isso montamos este guia rápido para os modelos de fogão de cozinha mais populares.

Fogão ou Cooktop?

Uma dúvida muito comum, apesar dos dois aparelhos desempenharem praticamente as mesmas funções, o fogão a gás é o mais popular e mais antigo. Ideal para pequenos orçamentos, é também o mais utilizado pelas famílias brasileiras. Como o nome sugere, ele está conectado ao gás, sendo liberado por uma válvula e transmitido ao injetor.

Sua vantagem é a presença de um forno, baixo custo e número de bocas. Você consegue encontrar modelos que vão de 2 até 8 bocas.

Já o cooktop, tem um “design” moderno e discreto em comparação com um fogão a gás e também é mais fácil de limpar, porém, não conta com o forno. Mais fácil de usar e instalar, pois, ele aproveita melhor o espaço na cozinha.

Apresenta mais funções em relação ao fogão tradicional, podendo contar com temporizador ou com configurações especiais para preparar alimentos específicos.

voltar ao menu ↑

Tipos de Cooktop

voltar ao menu ↑

Cooktop a Gás

Geralmente agrada pessoas que gostam de preparar seus pratos da maneira tradicional, com uma chama que você pode ajustar ao seu gosto. O gás também é a escolha de muitos profissionais que apreciam sua facilidade de uso e desempenho.

Uma das principais vantagens do cooktop a gás é a precisão no cozimento. Apesar de ser um sistema muito antigo, esse modelo ainda é um dos mais utilizados.

voltar ao menu ↑

Cooktop Elétrico

O Cooktop elétrico é particularmente fácil de usar, um dos seus pontos fortes. Também é um dispositivo mais barato em comparação com outros modelos.

Funciona graças a uma resistência elétrica que aquece as suas bocas, geralmente feitas de uma placa de ferro fundido. Possuem de 2 a 4 bocas.

voltar ao menu ↑

Cooktop por Indução

Desempenho superior aos demais. Custo mais elevado e é necessário utilizar panelas especiais. Preciso e rápido, permite ajustar a temperatura de cozimento quase que instantaneamente, sem atrasos. Um dos seus diferenciais é a possibilidade de alcançar temperaturas que outros tipos não conseguem.

Escolha ideal se você quer segurança, sua superfície não aquece diretamente (apenas o recipiente) e esfria muito rapidamente. Garante um cozimento homogêneo em toda a superfície do recipiente. Seu calor, resultante de um campo magnético, é transmitido apenas aos elementos metálicos. Sem risco de queimaduras enquanto espera pelo resfriamento. É o mais seguro.

A placa de indução aquece de forma muito rápida e eficientemente. Econômico, permanece menos tempo ligado que outras categorias de Cooktop por isso, consome menos energia. Sua limpeza é fácil, sendo necessário apenas uma esponja e um produto adequado, tendo o cuidado de não riscar a superfície.

voltar ao menu ↑

Qual é o melhor?

Nesse caso é importante se perguntar quais são suas necessidades. Se você precisa utilizar o forno ou assar alimentos, talvez o fogão tradicional seja melhor! Caso prefira um produto mais elegante e que não ocupe muito espaço, o Cooktop é uma ótima escolha.

Agora entre os Cooktops, sem dúvida o modelo de indução se destaca. É o mais seguro da categoria, pois aquece apenas a panela e 30% mais econômico. Apesar do valor um pouco mais elevado é um investimento que vale a pena.

voltar ao menu ↑

Melhores marcas de Fogão

Não importa se você é um cozinheiro casual ou um aspirante a chef, você quer um produto resistente, duradouro e prático.

Enquanto algumas pessoas são fiéis a uma única marca de eletrodomésticos, outras têm dificuldade em escolher entre as centenas de disponíveis no mercado. Escolha grandes marcas já conhecidas pela qualidade.

Marcas como Brastemp, Consul e Electrolux são referência em eletrodomésticos e nunca vão decepcionar ou sair da casa do brasileiro. As 3 oferecem ótima assistência técnica, suporte desde a entrega do produto até sua instalação e garantia.

voltar ao menu ↑

Nossas Escolhas: PromoSim Recomenda!

Escolhemos os melhores modelos de fogão e separamos conforme o número de bocas. É importante se atentar as necessidades da sua família, se o modelo combina com seus móveis da cozinha e que pratos você costuma cozinhar.

voltar ao menu ↑

6 Bocas: Fogão Esmaltec

Fogão 6 Bocas Esmaltec

Fogão 6 Bocas Esmaltec Branco 6Q

Praticidade, resistência e durabilidade, são sinônimos desse fogão. Conta com 6 bocas, sendo 2 delas semirrápidas, os botões são removíveis, facilitando na hora da limpeza. Proteção térmica traseira e é feito em aço inox.

Escolha ideal para famílias grandes, que se reúnem todo domingo para cozinhar ou que precisam de um forno grande (95 Litros) no natal.

voltar ao menu ↑

5 Bocas: Fogão Consul CFS5 NAR

Fogão 5 Bocas Consul

Fogão 5 Bocas Consul CFS5 NAR – Acendimento Automático

Por ser feito aço inox é fácil de limpar e manter, além de contar um “design” elegante. Sistema anti derramamento, evitando que líquidos sujem o fogão.

Forno com função Cleartec, a gordura do alimento não gruda na sua parede. Durabilidade e fácil limpeza são as características desse produto.

voltar ao menu ↑

4 Bocas: Fogão Cooktop Ultra Chama

Fogão Cooktop a Gás 4 Bocas

Fogão Cooktop a Gás 4 Bocas Ultra Chama Bivolt

Feito de vidro temperado, esse fogão deixa sua cozinha mais moderna. Conta com acendimento automático, botões intuitivos e trempes esmaltadas.

Especializada em modelos a gás, a Chamalux vem se tornando destaque no mercado brasileiro com produtos de ótima qualidade e preço razoável. Oferece produtos com “design” discreto, porém elegantes.

voltar ao menu ↑

1 Boca: Cooktop Britânia Indução

Cooktop 1 Boca Britânia Indução Preto

Cooktop 1 Boca Britânia Indução Preto

Não poderíamos deixar os solteiros fora dessa lista. Esse equipamento traz todas as vantagens de um fogão por indução como economia, agilidade no preparado dos alimentos e segurança. Sua placa é de vitrocerâmica, essa placa usa o princípio da radiação, ao contrário de um modelo elétrico, que funciona por condução.

Esta técnica permite um aumento mais rápido da temperatura. Além disso, o calor é transmitido por uma resistência que emite raios infravermelhos. Conferindo um aquecimento mais rápido e uma estética mais bonita.

voltar ao menu ↑

Conclusão

Como você percebeu existe o fogão certo para cada família, na maioria das vezes um de 4 bocas será o suficiente para preparar as refeições do dia a dia. Porém, se você é solteiro ou sua casa precisa de muitas bocas outras opções serão melhores nesse caso.

Além disso, se optar por um modelo cooktop, é importante saber que eles vão exigir uma limpeza mais frequente e de maneira adequada. Se você busca economia o fogão tradicional cabe no bolso.

PromoSim
Logo