Melhores Ar Condicionados: Modelos, Tipos e Marcas

melhor ar condicionado slip

melhor ar condicionado split

Muitas pessoas ficam ansiosas pela chegada do verão. O problema começa quando o termômetro passa dos 30 graus, a produtividade cai drasticamente, a pessoa sente desconforto e não consegue fazer suas tarefas com calma ou descansar.

Claro você pode esperar uma brisa de ar frio, mas por que, se existe há oportunidade de comprar um ar-condicionado moderno, que no verão vai resfriar seu apartamento a uma temperatura agradável, e no final do outono vai adicionar calor e mais conforto.

Os principais critérios para a escolha de um ar-condicionado para uma casa são: sua área disponível, o número de quartos que precisam dele, a área envidraçada (o número de janelas e portas), a presença de equipamento gerador de calor onde funcionará o equipamento (forno de micro-ondas, forno, fogão elétrico ou a gás, etc.) e a quantidade de moradores do apartamento. Afinal, as pessoas também emitem calor.

Além disso, filtros especiais devem ser usados, se houver pessoas na família com doenças respiratórias e crianças pequenas. A seguir iremos te ajudar sobre como escolher um ar condicionado para sua residência.

Vale a pena comprar um ar-condicionado?

O ar condicionado ajuda a resolver problemas como o calor, criando um microclima favorável. Possui uma série de vantagens como:

  • Capacidade de definir e manter uma temperatura confortável, durante todo o ano;
  • Ventilação e filtragem do ar, eliminação de partículas nocivas;
  • Operação silenciosa nos sistemas split;
  • Conveniência de instalação e operação;
  • Tamanho compacto e “design” elegante;
  • Economia de energia.

O ar condicionado pode fornecer de forma eficaz e eficiente a temperatura necessária e a pureza do ar na casa para condições de conforto e boa saúde, então a resposta é sim, vale muito a pena.

voltar ao menu ↑

Funções e Vantagens

  • Desumidificação: Evita a propagação de mofo. A maioria dos condicionadores de ar agora tem esse recurso como padrão.
  • Ventilação: Circula o ar na sala. Por norma, o compressor e o ventilador da unidade externa do sistema split são desligados, apenas o interno funciona.
  • Purificação do ar: Existem filtros grossos em quase todos os aparelhos de ar-condicionado. Eles bloqueiam a poeira e partículas maiores, como pelos e poeira. Os filtros devem ser removidos e limpos pelo menos uma vez por mês.
  • Ionização: Realiza a saturação do ar com íons, melhorando a imunidade e o bem-estar geral.
voltar ao menu ↑

Tipos de ar-condicionado

voltar ao menu ↑

Ar-condicionado portátil

Ar Condicionado Portátil Gree 10000 BTUs

Ar Condicionado Portátil Gree 10000 BTUs

 

  • Adequado para casas e espaços pequenos, onde não seja possível instalar um sistema split
  • Possibilidade de locomoção, sem necessidade de instalação
  • Maior nível de ruído, volume e potência limitada

Se precisa instalar o ar-condicionado em apenas um cômodo e não quer gastar muito, esse modelo é suficiente. Suas vantagens são visíveis a olho nu: é barato, não requer instalação e manutenção complexas, é móvel, não consome muita eletricidade e pode não só resfriar o ar, mas também ventilá-lo e fazer sua desumidificação. Um pequeno ponto negativo é o nível de ruído.

voltar ao menu ↑

Ar-condicionado de janela

Ar Condicionado Janela Springer Midea

Ar Condicionado Janela Springer Midea

  • Permite a troca de ar
  • Geralmente contam com temporizador
  • Instalação complexa e exige quebrar a parede

Esse modelo conta com regulagem da velocidade do ar, fazendo com que o ar esfrie mais rápido e diferente do modelo anterior, o nível de ruído é menor. Possui temporizador, permitindo que o aparelho desligue sozinho e ocupa pouco espaço na parede.

voltar ao menu ↑

Split tradicional

Ar-condicionado Split Gree 12.000 BTUs

Ar-condicionado Split Gree 12.000 BTUs

  • Silencioso e discreto
  • Alta eficiência de refrigeração
  • Pode climatizar ambientes maiores

Silenciosos, com baixo consumo de energia, compactos e inteligentes que podem trabalhar para você dia e noite – isso não é um sonho? Os “splits” consistem em dois blocos – externos e internos, os proprietários de apartamentos na cidade devem entender todas as características da instalação dessa tecnologia.

A unidade externa é colocada na fachada do prédio, pois contém um compressor barulhento, a unidade externa é instalada no interior do prédio. É operado por controle remoto.

A instalação de sistemas divididos é um processo complexo que requer certos conhecimentos e habilidades. É importar buscar um especialista de confiança para evitar acidentes e danos ao equipamento.

voltar ao menu ↑

Split Inverter

Ar-condicionado Split Samsung Inverter 21.500 BTUs

Ar-condicionado Split Samsung Inverter 21.500 BTUs

  • Menor consumo de energia da categoria
  • Praticamente zero barulho
  • Melhor controle de temperatura

O maior investimento, porém, a melhor opção, no longo prazo gera uma maior economia na conta de luz sem abdicar do próprio conforto. São dispositivos inteligentes, são capazes de ajustar automaticamente a potência de seu próprio trabalho.

Esse ajuste é executado da maneira mais suave possível, sem quedas, usando um conversor de frequência especial, chamado inversor.

É precisamente por causa desse controle de potência suave, que permite aos sistemas controlados por inversor manter com mais precisão a temperatura do ar na sala, portanto, minimizar a possibilidade de pegar um resfriado; gerando menos ruído ou interferência eletromagnética.

Utilizam o gás R-410ª, gás ecológico que não agride o meio ambiente e protege a cama de ozônio.

voltar ao menu ↑

O que são BTUs?

Ao comprar um ar condicionado, você pode ter encontrado a sigla “BTU“. Ela aparece não apenas em cada descrição de produto, mas também em muitos nomes de produtos. É um detalhe importante ao escolher um eletrodoméstico dessa categoria.

A sigla, British Thermal Unit, é a unidade usada no mundo para medir a energia térmica ou calor. Representa a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um cômodo.

Um número maior de BTUs não significa mais eficiência. Usar um aparelho com um nível de BTU maior do que o necessário pode fazer com que o aparelho esfrie rapidamente, o que causa um desgaste diminuindo sua vida útil.

Já utilizar um aparelho com BTUs insuficientes o impedirá de atingir o nível de conforto desejado. A carga de calor será muito grande para a sua capacidade. Seu ar-condicionado vai funcionar continuamente e nunca vai atingir o nível de temperatura definido.

voltar ao menu ↑

Como calcular corretamente

São necessários 600 a 700 BTUs para cada m², porém outros fatores devem ser considerados como:

  • O número de pessoas no cômodo
  • Outros aparelhos que emitem calor
  • Incidência de luz solar
  • Quantidade de aberturas (portas e janelas)

Fazer esse cálculo pode não ser muito fácil, porém um ar-condicionado bem dimensionado deixa o ambiente na temperatura ideal o dia todo em menos tempo, economizando energia e com uma vida útil longa.

Agora que você já sabe tudo sobre esses aparelhos, separamos uma lista com os melhores, separamos conforme o número de BTUS.

voltar ao menu ↑

Melhores modelos e marcas

voltar ao menu ↑

24.000 BTUs: Multi Split Inverter LG

Ar-Condicionado Multi Split Inverter LG 24.000 BTUs

Ar-Condicionado Multi Split Inverter LG 24.000 BTUs

O grande diferencial desse modelo é a possibilidade de diferentes formas de automação do controle, podendo ser conectado a diversos sistemas, escolha perfeita para empresas. Você não precisa estar no local para alterar a temperatura.

Oferece um maior “design” e economia de espaço. Operação noturna de forma silenciosa. Tecnologia inverter que acarreta uma maior economia de energia ao longo dos anos.

voltar ao menu ↑

17.000 BTUS: Split Samsung Inverter

Ar-condicionado Split Samsung Inverter

Ar-condicionado Split Samsung Inverter

Feito para proporcionar noites mais tranquilas de sono, o Samsung AR18NVFPCWKNAZ tem a função “Sleep”, que regula sozinho a temperatura durante a noite, filtro FULLHD que retém uma maior quantidade de partículas solidas. Outra função que auxilia bastante no dia-a-dia é a autolimpante, que remove odores, mofos e bactérias do aparelho.

Economiza até 68% de energia comparado aos modelos tradicionais, um resfriamento 43% mais rápido e se encaixa em todos os ambientes seja quarto, sala ou escritório.

voltar ao menu ↑

12.000 BTUs: Split tradicional Britânia

Ar-condicionado Split Britânia 12000 BTUs

Ar-condicionado Split Britânia 12000 BTUs

Fundada em 1956, a Britânia já é experiente em eletrodomésticos, é uma das melhores marcas quando se trata de eletrônicos, toda a sua linha de ar-condicionado tem eficiência energética classe A. Se você o dinheiro está curto, esse split é uma escolha adequada.

Contem filtro antibacteriano e antifúngico, eliminando 99% das bactérias comuns, tem a função de refrigeração, desumidificação e ventilação. Da categoria split tradicional é um dos mais bem avaliado pelos consumidores.

voltar ao menu ↑

9.000 BTUs: Inverter Dual Voice LG

Ar-Condicionado Inverter Dual Voice LG

Ar-Condicionado Inverter Dual Voice LG

A LG buscando inovação, conseguiu lançar um modelo moderno com inteligência artificial integrada e de baixo custo. Conta com comando de voz para facilitar seu uso. Dual inverter, mantendo o ambiente em temperatura constante mais rápido. Você pode fazer o controle através do  “smartphone”, o aparelho também tem suporte para Alexa e Google Assistente.

Filtro Micro Dust, ao longo do dia vai limpar o ar, fazendo com que ele seja um ótimo produto para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

voltar ao menu ↑

Conclusão

No cálculo da potência de refrigeração, é preferível contactar especialistas que vão considerar todos os fatores que afetam a absorção de calor. Mas caso queira fazê-lo por conta própria, existem “softwares” que podem te auxiliar no processo.

Preste atenção ao nível de ruído. O limite deve ser em torno de 25 dB. Se for mais de 35, então você tem que se acostumar com um pouco de desconforto. A tecnologia do inversor, simplificará muito a sua vida e estenderá a vida do seu ar-condicionado. Uma tecnologia que vale a pena pagar a mais.

Se atentar a estes detalhes evitará problemas no futuro, deixando um clima confortável em qualquer época do ano.

PromoSim
Logo