Melhor Celular para Idoso: Os 4 modelos mais comprados em 2022

5/5 - (7 votos)
Celulares para Idosos mais vendidos

Melhores Celulares para Idosos de 2022

Os telefones celulares tornaram-se um elemento essencial que oferece muitos recursos para facilitar o dia a dia dos idosos, mas inovação não deve ser incompatível com a usabilidade.

Ao contrário do que muitos pensam, esses dispositivos não são só para os jovens. Durante a quarentena forçada pelo novo Coronavírus, esses dispositivos, “tablets” e computadores, se tornaram uma janela para o mundo, e não só permitiram que os idosos ouvissem as vozes de seus parentes, mas também vissem seus rostos e interagissem com eles como se eles estivessem na mesma sala.

Apesar disso, entre os idosos existem dois grandes mitos associados ao uso de telefones celulares. A primeira é que eles não precisam dessa categoria de aparelho porque nunca o usaram antes, e a segunda é que devido à sua complexidade não saberá usá-lo.

Ambas as crenças são totalmente infundadas, visto que os telefones móveis oferecem inúmeros benefícios para os idosos, além de serem cada vez mais fáceis de usar. Nesse artigo, iremos de te ajudar a escolher o melhor aparelho telefônico para seus avós e compartilhar algumas dicas úteis.

Como escolher celular para idoso?

A grande variedade de dispositivos e suas infinitas combinações e possibilidades tornam o processo de escolha de um celular novo tedioso e complicado, principalmente quando é a primeira vez. Por isso, é importante se atentar aos seguintes aspectos.

Simplicidade

Quanto menos o idoso tiver que ler instruções melhor. Existem telefones que já saem de fábrica configurados bastando apenas instalar aplicativos como o “BIG Launcher”, que deixa o Android com ícones grandes para facilitar a utilização do celular por pessoas idosas ou com baixa visão.

Botões e tela

Embora quase todos os celulares vendidos atualmente funcionem a base de toques na tela, se você escolher um aparelho com botões, certifique-se de que eles sejam grandes e visíveis. Quanto à tela, opte por aparelhos de 5,5 polegadas (13,97 cm) ou mais.

Bateria

Tente escolher um aparelho que sua bateria dure dias, evitando recarregar constantemente o dispositivo e fazendo com que o idoso tenha menos contato  com energia elétrica. Opte por celulares com pelo menos 3000 mAh de bateria.

Armazenamento

A memória do celular deve ser adaptada ao que eles precisam usar no celular, ou seja, se a ideia é tirar e receber fotos e vídeos de filhos, netos e amigos, escolha aparelhos com maior capacidade de armazenamento ou com possibilidade de expansão via cartão de memória.

O mínimo recomendado são 32 GB de memória, porém existem celulares com 64 GB ou mesmo 128 GB.

Celulares Para Idosos mais vendidos

Celular para idoso até R$ 200,00: DL YC130

Celular para idoso até R$ 200,00 DL YC130

Celular DL YC130

Buscando um aparelho acessível e que caiba em um orçamento apertado? O YC130, tem função SOS que realizada chamadas e envia mensagens para até 5 contatos de emergência, além de emitir um alerta sonoro e agilizar o atendimento em acidentes em casa.

Teclado com tamanho aumentado e teclas que fazem sons ao serem pressionadas, bateria com 1200 mAh de capacidade que promete dias de duração.

Câmera traseira para tirar fotos e gravar vídeos, entrada para cartão de memória de até 32 GB. Além de Rádio FM, MP3 e lanterna.

Ver  Preço

 

Celular para idoso que usa WhatsApp: Positivo P70S

Celular para idoso que usa WhatsApp Positivo P70S

Celular Positivo P70S 3G

Se a tela sensível ao toque é um problema e a ideia é somente utilizar o WhatsApp, fazer e receber ligações, o P70 pode ser a solução.

Sistema operacional “KaiOS”, inspirado em navegadores como Firefox foca em ser simples, porém operacional contando com sua própria loja de aplicativos, assistente Google e WhatsApp instalado de fábrica.

Oferece um botão dedicado para chamar o assistente e perguntar sobre o clima, enviar mensagens por voz, noticias e muito mais. Sua tela é de 2,8 polegadas (7,11 cm), 4 GB de armazenamento, entrada para dois cartões SIM e bateria com capacidade para 1.350 mAh.

Ver  Preço

 

Melhor preço celular para idoso: Samsung Galaxy A10s

Melhor preço celular para idoso Samsung Galaxy A10s

Smartphone Samsung Galaxy A10S

Apesar de não ser um aparelho feito especificamente para esse público, esse aparelho tem tudo que eles precisam. Bateria com capacidade enorme de 4000mAh durando dias dependendo do uso, desenvolvida pensando em aplicativos que consomem muita energia, como YouTube.

Tela de 6,2 polegadas (15,75 cm) e resolução de 1520x720px, facilitando o uso do dispositivo para idosos com problemas visuais como miopia e hipermetropia.

Processador de oito núcleos (octa-core) melhorando a desempenho e velocidade. 32 GB de armazenamento para guardar fotos, vídeos e áudios. Leitor de impressão digital, permitindo que você configure um bloqueio biométrico no telefone.

Ver  Preço

 

Melhor celular para idosos: Celular do idoso Positivo

Melhor celular para idosos Celular do idoso Positivo

Celular Do Idoso Positivo 32gb

Para facilitar a vida deles esse celular da Positivo já vem com os aplicativos de comunicação mais usados atualmente como WhatsApp, Facebook, Uber e YouTube. Ele foi todo pensado para facilitar a visualização das funcionalidades, com letras e ícones maiores inclusive dentro dos aplicativos.

Conta com alguns extras que o tornam bem mais prático, aplicativo de medicamentos para organizar os remédios usados e seus horários. Botão SOS, que ao ser apertado envia uma mensagem para algum contato previamente estabelecido.

Além disso, tem duas câmeras frontais e laterais para tirar fotos e gravar vídeos, 32 GB de memória para armazenamento de mídia, “Dual Chip”, tela de 5 polegadas (12,7 cm) e bateria que dura o dia todo.

Ver  Preço

 

Como deixar o celular mais fácil para idoso?

Agora que você já escolheu e comprou um telefone celular para sua vovó e seu vovô ou vovó, separamos algumas dicas para facilitar a vida deles e deixar o aparelho pronto para uso:

  • O primeiro passo será colocar um cartão SIM ou popularmente conhecido como “chip”, para eles poderem fazer ligação e ter acesso à Internet. O local para este cartão geralmente é atrás, debaixo da bateria ou nos lados.
  • Após ligá-lo, siga as instruções passo a passo. Certifique-se de que ele possui todos os aplicativos que eles vão utilizar no dia a dia.
  • E o mais importante é não sobrecarregar eles com informação, vá com calma e ensine sobre as funcionalidades do aparelho, entrar nos contatos, fazer uma ligação, enviar mensagens, travar e destravar o aparelho, como abaixar e aumentar o volume do dispositivo.

Por fim, a maioria dos aparelhos citados tem opções para facilitar a visualização dos textos, aumentar o tamanho da fonte, brilho otimizado e comandos simplificados então não será um problema adaptar para as necessidades deles.

Opine! Qual a sua experiência com esse produto?

Deixe seu comentário

𝗣𝗿𝗼𝗺𝗼𝗦𝗶𝗺
Logo